REFLEXÕES


O BOM TESOURO
Os eventos da vida necessitam de constante avaliação por parte do homem.
Os compromissos existenciais são muitos; todos guardam relação com a necessidade de aprendizado da criatura humana. Embora, muita vez, não se interesse pelas ocorrências da sua própria vida, elas possuem valor primordial no desenvolvimento do sentimento e da inteligência. Toda conquista moral é suporte emocional qualificando o espírito a enfrentamentos; principalmente na sua relação com o semelhante em qualquer natureza em que ela se apresente, seja na família ou na amizade. A conquista intelectual através do estudo, do trabalho, do interesse pelos empreendimentos onde é convidado servir, lhe estrutura capacidades que, junto com os sentimentos nobres o conduzirão naturalmente a real felicidade, experimentando cada vez menos desconfortos.
O grau de desenvolvimento intelecto moral que alguém possua é que dará notícias do peso que a existência terá sobre os seus ombros. Se, apresentar-se mais consciente, interessado em vivenciar o amor, logo os seus valores serão mais nobres e as suas ações tenderão sempre para o benefício de tantos quantos se apresentarem no caminho. Conseguirá resolver com mais facilidade os problemas que surgirem nas naturais divergências de opiniões e atitudes surgidas enquanto convive; as questões relacionadas com a sua sobrevivência, serão sempre contornadas com mais facilidade e sabedoria, tendendo a errar menos.
Afirmou o mestre venerando e Senhor: "o homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira más coisas".
Necessário, portanto, formar este bom tesouro. Dar-se conta de que a vida não é uma viagem de férias, mas sim de aprendizado; para progredir e melhorar as suas condições, o espírito humano deverá lançar-se com empenho e interesse por tudo o que lhe enobreça. Enquanto convive promove a paz através das palavras e do comportamento; enquanto trabalha responsavelmente, sem deixar de cumprir o seu dever, abre sulcos na própria alma, onde as sementes do exemplo e da dignidade plantadas e regadas com as lágrimas do sacrifício em não se corromper, motivarão outros a fazerem o mesmo, assim, enquanto ganha o “pão de cada dia”, colabora com o crescimento e engrandecimento dos seus irmãos em humanidade.
PROCURA VIVER EM HONESTIDADE CONTIGO MESMO, E A TUA ALMA SE ENCHERÁ DE PAZ.

Autor: Adelvair David     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REFLEXÕES

REFLEXÕES