ALCOOLISMO PODE ENCOLHER O CÉREBRO

Além da ação perniciosa do álcool sobre a natureza humana, abrindo caminhos para vinculações com situações nada gloriosas do passado de cada um, esta pesquisa mostra a limitação criada no cérebro, diminuindo as possibilidades de êxito para a realização das propostas para a atual existência.
Criando bloqueio físico para o seu campo de ação, o homem pode aumentar as chances de falências por não perceber, de maneira ideal, como deve se comportantar diante dos desafios da vida e também deixará de fazer outras tantas coisas que poderiam colaborar com o seu crescimento espiritual. veja:
 

Alcoolismo pode encolher o cérebro
Um estudo que será publicado em maio de 2012 em jornal americano revela que algumas regiões do cérebro podem encolher com o consumo excessivo de alcool.
por Samantha Cerquetani

Um estudo que será publicado em maio de 2012 no jornal americano Alcoholism: Clinical and Experimental Research revela que algumas regiões do cérebro podem encolher com o consumo excessivo de álcool. A experiência comprovou, por meio de ressonância magnética, que camundongos que bebiam diariamente uma solução de 20% de álcool durante seis meses sofreram atrofia cerebral. Isso ocorreu com os animais que não contavam com um tipo específico de receptor de dopamina (neurotransmissor). "O alcoolismo pode levar à atrofia cerebral, tanto do córtex cerebral como do cerebelo. Há uma diminuição da memória, redução do raciocínio e da capacidade de atenção e concentração", diz Antônio Galvão, neurologista do Hospital 9 de julho. Ao cessar o consumo de álcool, o volume cerebral poderá aumentar, mas geralmente nunca voltará ao normal. Para o coautor do estudo, Peter Thanos, a experiência contribui para um melhor entendimento do papel da variabilidade genética nos danos cerebrais provocados pelo alcoolismo. E futuramente será possível criar estratégias eficazes de prevenção e tratamento, uma vez que esse padrão de dano cerebral imita a patologia observada em alcoólatras humanos.
http://revistavivasaude.uol.com.br//saude-nutricao/108/alcoolismo-pode-encolher-o-cerebro-um-estudo-que-sera-255314-1.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REFLEXÕES

REFLEXÕES