REFLEXÕES




O QUE É IMPORTANTE
O sentimento do homem pode tomar caminhos diversos conforme a importância que se lhe dê.
Pode melhorar e elaborar-se para atingir patamares elevados ou afrouxar-se declinando para expressões nada recomendáveis.
Em tempo de arroxo emocional é observado que o ser humano procura rever seus conceitos e atitudes; tomando novas resoluções, encaminha providências para pensar diferente e melhor; ações imediatas dão a ideia de alguma modificação comportamental em andamento.
Mas, a vida tem seus desafios e embates e o homem tem a sua fraqueza moral, vivendo em mundo onde as imperfeições ainda imperam. O que era importante no momento da dor nem sempre o é quando esta se vai; com o passar do tempo tende ele ao relaxamento da vigilância; os velhos sentimentos vão tomando forma novamente em sua natureza justificados com as mesmas razões de outrora. Qualquer convite é apelo para que a criatura atenda sem pestanejar; a vontade débil cede ao braço nem sempre tão forte que lhe arrasta sem resistir-lhe.
A importância da mudança só permanecerá sendo considerada se o homem a solidificar criando um nível elevado de consciência em torno dela. Se, por exemplo, um homem desejar ser honesto tendo feito compromisso consigo mesmo em momento difícil, deve exercitar a honestidade aprendendo a dizer e viver a verdade; na sua maneira de falar, no agir, no sentir, no pensar, encontrará ensejo para firmar-se contra as idéias e pessoas que o assediam, muita vez, sem dar trégua. Substituindo os pensamentos ruins por melhores sempre que aparecerem, livrará a sua mente do bombardeio que fragiliza a sua vontade. Necessário, porém, que procure fortalecer-se interiormente preparando-se para estes embates através da meditação diária dos ensinamentos de Jesus, que é antidoto seguro contra a vaidade, o orgulho e o egoísmo, principais motivadores das ações infelizes.
O que é importante para a pessoa deve sê-lo não porque é bom para os outros, mas, porque assim procedendo, permanecerá feliz por estar em paz com a sua consciência agindo agora corretamente. Esclareceu Jesus: “eis que já estás são, vá e não peques mais [...]”.
Bons livros, exercício de atividades beneméritas, a prece do coração, a convivência com pessoas de ideais nobres em bons ambientes, a procura por espiritualizar-se, auxiliará a pessoa na sua vida de relação com todos; sem maiores dificuldades estará mais forte diante deste ou daqueloutro que lhe tenta na exposição de suas mazelas.
O QUE É IMPORTANTE É VALOR DE DENTRO, NEM SEMPRE REALIZAÇÃO POR FORA.

Autor: Adelvair David - mensagem publicada no jornal "Folha Noroeste" da cidade de Jales,SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REFLEXÕES

REFLEXÕES