terça-feira, 12 de abril de 2011

PRÁTICAS


A doutrina espírita é o consolador prometido por Jesus.

Sua abrangência alcança todos os departamentos da vida humana na terra.

Seus ensinamentos libertam o homem da ignorância e o esclarece a respeito da verdadeira finalidade da vida.

É Jesus que retorna para abraçar o homem na sua necessidade existencial. Ele nos ensinou que o reino de Deus está dentro dos nossos corações; um reino de amor e esperança, um reino de progresso e sentimento que certamente conduzirá à felicidade sem mácula aquele que se esforçar por encontra-lo.

A doutrina espírita é o caminho que conduz o homem a este reino. Ao recordar e dar sentido real aos ensinamentos do Mestre permite o entendimento a respeito de todos os reveses e enfrentamentos da vida, mostrando que as alegrias experimentadas são conquistas e que as dores são consequências do afastamento do homem da lei de Deus, a lei de amor.

Os ensinamentos contidos nas obras básicas nos mostram que ao espiritismo compete apenas este desiderato, o de ser médico de almas, agente de transformação interior do homem. À medida que vai consolidando em sua natureza a fé e a esperança, o entendimento e a resignação a criatura inicia a erradicação do orgulho e do egoísmo, passando a desenvolver ações benévolas que melhoram a sua vida e a do semelhante; trata assim as feridas da alma refletidas no casulo físico que o abriga, aguardando solução.

Muito se faz para chamar a atenção para esta ou aquela prática que se realiza em nome da doutrina dos espíritos. Mesmo respeitando-se todas as formas de manifestação em matéria de expressão mediúnica, quando elas existem de fato, necessário aferir-lhes a prática com os conceitos insubstituíveis de “O livro dos Médiuns”; é urgente verificar lhe o caráter, necessidade e utilidade; de outra forma é desconhecer-se a verdadeira finalidade do espiritismo.

Somos aprendizes da boa nova de Jesus e o espiritismo é o Mestre de volta a recordar-nos as lições esquecidas; sua mensagem vivida em cada instante de nossas vidas é verdadeiro tratamento para as nossas almas, para que, mais saudáveis possamos viver felizes em paz.

Adelvair David

Nenhum comentário: