REFLEXÕES

CONVERSANDO...
A palavra é ferramenta essencial do Ser; é o braço do espírito no mundo das formas onde está convidado a viver e necessita se relacionar.
A conversa é tarefa simples na aparência, guardando complexidade no fundo; carrega as certezas, crenças e os desejos do espírito imortal e sua experiência que se perde no tempo, mas que lhe estão gravadas no âmago; falando, cada um dá as primeiras notícias de quem é. Disse Jesus: “A boca fala do que está cheio o coração.”
A boa conversa não é só aproveitamento do tempo; é oportunidade de manter a mente higienizada e o espírito motivado para ter disposição diante dos embates naturais de urgente crescimento. Ela pode construir, sendo estimuladora da coragem, ativando a bravura, a determinação, dando força moral aquele que precisa tomar decisão importante ou crucial; ela esclarece a dúvida e abre entendimento, reconcilia aqueles que se desentenderam; pode induzir destruir e até conduzir à derrocada moral o espírito fraco, de moral titubeante.
Quem deseja lucidez deve sempre conduzir boa conversa e se afastar ou rechaçar as palavras que possam lhe poluir o psiquismo; apresentar otimismo quando ouvir lamentações; aconselhar a paz quando perceber um coração inflamado ou com indícios de ódio; indicar a prece, a meditação nos ensinamentos do mestre nazareno, àquele que apresenta obstáculos para prosseguir trabalhando pelo bem da humanidade.
Quem não se importa com o que fala desconsidera a própria vida; atravessa, por livre decisão, um campo de batalha expondo-se a muitos perigos, ficando à disposição dos aproveitadores, daqueles que vivem à custa das energias alheias, ou ainda, vitimadas pelas próprias deficiências; falando bem, constrói-se boa sintonia nos dois planos da vida, tende a possibilidade de proceder bem e acertar mais.
TODA CONVERSA, MESMO INSTRUTIVA, DEVE SER FRATERNA, POIS QUEM OUVE É SEMPRE UM IRMÃO.
Autor: Adelvair David - Matéria publicada no Jornal " Folha Noroeste" do dia 07 de novembro de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REFLEXÕES

REFLEXÕES