sábado, 14 de março de 2009

REFLEXÕES

MENOS CONFLITOS, MAIS AMOR.
Lutas íntimas, não há quem não as tenha...
Na programação da atual existência o espírito considerou a felicidade, propondo-se ser melhor; o conflito está na batalha travada entre o que se “é” com o que se deseja “ser”.
Todo conflito é degenerativo. Vai causar algum mal à pessoa, físico,moral, espiritual... Mina as possibilidades de êxito e o seu combustível é o sentimento negativo não modificado, não superado, em especial aquele proveniente das relações humanas mal sucedidas.
De maneira didática e não definitiva pode-se estabelecer três crivos para identificá-lo. “O mal que os outros nos fazem” – damos demasiada importância ao que de ruim recebemos dos outros? Melhor perdoar, vigiar o sentimento e vê-los com outros olhos, com misericórdia, lembrando que quem faz o mal já se infelicitou, permanecendo atormentado. “Desconfiar dos sentimentos dos outros” ­– cada “Ser” mede a vida pelos seus sentimentos, que jamais controlaremos; cabe-nos aceitar as pessoas como elas são; o dissimulado torna-se um problema para si mesmo, está adiando o seu crescimento e muitas vezes já experimenta o ardor do sol causticante no deserto que criou no seu próprio coração a rogar silenciosamente um pouco de refrigério. “Frustração e ingratidão” - só nos frustramos porque criamos expectativas em relação às pessoas, uma espécie de compensação, uma forma de completar nossa própria fraqueza esperando do outro o que ainda não buscamos para nós mesmos. É preciso lembrar que ninguém dá o que não tem. Melhor nos prepararmos para a vida conquistando por nós mesmos os recursos para a nossa Paz, assim, poderemos conviver com todos doando sem a necessidade absoluta de receber. Disse-nos o mestre e Senhor: “Ama o teu próximo (...)”
Somos vida em construção nos preparando para a verdade maior cuja conquista passará inevitavelmente pela convivência humana; pela necessária estrada das lágrimas ora de dor ora de gratidão; trocando a revolta que nos rebaixa pela humildade que nos dará a glória de sermos um dia, já neste mundo, mais ditosos através do aprendizado realizado e da consciência tranqüila pela ausência do mal; este já será página virada em nossas aspirações.
O evangelho de Jesus é roteiro seguro de elevação para uma vida com MENOS CONFLITOS e MAIS AMOR.

Adelvair David

Nenhum comentário: