terça-feira, 28 de outubro de 2008

REFLEXÕES

EXIGENTE
- Tudo deve ser como exigi, determina arvoradamente o exigente.
Não raro, encontramos no comportamento humano a postura de quem não abre mão de nenhum detalhe nas ocorrências da vida, até mesmo naquelas de menor importância.
Pessoa há que, vai além do limite do bom senso nas suas exigências, sendo estas descabidas e não guardando nenhuma coerência; com argumentações frágeis e desprovidas de qualquer lógica. Tudo para atender o mero capricho de ter as coisas executadas e atendidas como se deseja.
Existem situações onde realizar algo como se programou, faz parte do êxito e esmero do empreendimento e que se for feito de forma diferente, o comprometimento pode colocar em risco até mesmo a segurança ou a vida das pessoas, porém, na maioria das situações do cotidiano, a exigência não passa de capricho e falta de flexibilidade em lidar com as situações, principalmente naqueles que envolvem a presença das pessoas.
A postura exigente tem colocado a perder muitas relações afetivas, profissionais, de amizade, fazendo do exigente alguém indesejável no convívio comum; - Sou atendido, sou respeitado como quero, brada ele, quando deveria dizer, e sou odiado.
Ninguém deve emparedar-se atrás de comportamentos intransigentes, principalmente quando a questão tratar-se apenas de ponto-de-vista; fazer concessões, abrandar o equívoco, perdoar ofensas, relevar desconfortos, é investimento em saúde integral. Orientando disse Jesus a Pedro a respeito de quantas vezes perdoar: (...) – até setenta vezes sete.
É preciso levar-se em consideração que na Terra, sem exceção, não há quem não careça de aprendizado; cada um chegará a seu tempo ao conhecimento e à postura ideal, pois em matéria de evolução, a natureza não dá saltos.
Para se alcançar a felicidade, é preciso cultivar a brandura, fazendo da maleabilidade um hábito nos lábios, no olhar e no sentimento; o aprendiz do amor pondera sempre e vive antecipadamente um estado perene de paz, mesmo em meio a contrariedades.
SÓ SERVE QUEM COMPREENDE, SÓ AMA QUEM SE DOA SEM EXIGÊNCIAS.
Adelvair David

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que para nós, viajores estacionados em um mundo de provas e expiações, esta seja uma das maiores provas. Compreender o fato de que as situações onde somos inseridos muitas vezes NÃO nos facultam a oportunidade de ter tudo aquilo que desejamos, no momento que desejamos e como desejamos, é tarefa árdua que precisa ser trabalhada com urgência.
Paz e Luz.
Edilson Borghi