segunda-feira, 7 de julho de 2008

REFLEXÕES

Quadro de David que representa a morte de Sócrates
O QUE ENSINA.

Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina."Cora Coralina

Está na natureza humana, dentro dos atributos conferidos pelo criador à Sua criatura, a capacidade de aprender. Não há nada que seja vetado ao espírito humano alcançar, claro, dentro dos estreitos limites evolutivos em que se encontre.
Aprender é o atributo maior da inteligência que vai paulatinamente despertando para realidades novas a cada momento, a cada tempo. Nada é no minuto seguinte o que era no minuto anterior, tudo segue inexoravelmente evoluindo e se modificando, idéias, desejos, conhecimentos, coisas e principalmente o espírito que é o artífice do seu próprio destino. Este, no casulo do corpo, temporariamente cedido a cada existência para o seu aprimoramento, vai deixando para trás a ignorância e conquistando a sabedoria. Trocar a brutalidade pelo sentimento a rudez pela delicada maneira de se comportar e se relacionar, demonstra que a natureza humana é perfeitamente moldável a propósitos novos, principalmente os do bem.
O aprendizado é sem dúvida uma grande conquista, principalmente os de ordem espiritual, elucidando e permitindo traçar com mais clareza os caminhos por onde se deseja seguir e conquistar. Com efeito, com ele, o espírito humano, pode entender melhor os compromissos a que é chamado a viver. Será feliz se semeou o bem ou experimentará constrangimentos se contrariou a consciência, na grande luta para a Sua auto-iluminação. Único caminho para Deus.
Ao compartilhar o saber, o homem experimenta uma indescritível felicidade, mais ainda quando consegue fazê-lo vivendo o que ensina, demonstrando de maneira efetiva o valor da lição.
O saber, não é o verniz que cobre a superfície, porque se assim for, o simulacro tomará o lugar da verdade que rapidamente surgirá denunciando realmente o que existe por debaixo do brilho que a hipocrisia esconde. Só é “vero” saber aquele que se instalou nos braços da humildade para surgir amparando e protegendo, e porque é o único realmente com disposição para ensinar.
SÊ FELIZ ENSINANDO, A LIÇÃO VIVENCIADA COM AMOR.
Adelvair David

Um comentário:

Patricia Alvarenga disse...

aprender,dentro dos limites de cada um, não é difícil,o difícil é colocar em prática tudo que aprendemos,mas quando acreditamos em nosso potencial e primeiramente em DEUS,conseguimos praticar o que aprendemos de bom sem mesmo perceber a grande mudança que os ensinamentos do Cristo fez em nosso coração....ACREDITAR EM DEUS E EM NÓS MESMOS,FAZ A DIFERENÇA....